Aberta consulta pública para ampliação do Rol de Procedimentos dos planos de saúde





Novo rol

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu consulta pública para atualizar a lista de cobertura mínima obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos seus beneficiários. A revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde faz parte de um processo contínuo e periódico realizado pela ANS. Entre as propostas sob consulta estão a inclusão de cobertura para prótese auditiva ancorada em osso e o aumento de 48 para 96 sessões em caso de implante coclear e prótese ancorada em osso.

As contribuições poderão ser enviadas até 19 de julho. O novo rol entrará em vigor em janeiro de 2016.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) convoca todos os fonoaudiólogos a participarem da Consulta Pública para defender a ampliação do número de atendimentos. A representação do CFFa acompanha diversas discussões na ANS, sendo que dentre elas está a cobertura do Rol de Procedimentos. Em 2014 houve aumento de 24 para 48 no número de consultas/sessões para diversos tipos de tratamentos fonoaudiológicos. A Presidente da Comissão de Saúde do CFFa, Maria Cristina Borges de Oliveira (CRFa 2-3853), atribui essa conquista ao acompanhamento e à presença da Fonoaudiologia junto à ANS, assim como à participação dos fonoaudiólogos quando ocorreu essa mesma consulta, em 2013.

“O objetivo é que o número de sessões, independente do tipo de tratamento fonoaudiológico, seja ilimitado. Como esse pleito é difícil de atingir de imediato, essa é nossa meta em longo prazo e o momento de nos manifestarmos para conseguir um aumento gradativo é agora. Vamos mobilizar o maior número de profissionais e enviar nossas sugestões à ANS por meio da consulta pública”, incentiva Maria Cristina Borges.

Este ano a estratégia do CFFa para atingir gradativamente o número ilimitado de sessões é de solicitar a ampliação para duplicar o número de sessões previstas atualmente no Rol.

Veja as orientações e as indicações do CFFa para participar da consulta pública.

Saiba mais sobre a revisão periódica do Rol de Procedimentos.

Não deixe de participar! Acesse a consulta pública aqui.

Comentários estão fechados.