20 de março – Dia Nacional de Atenção à Disfagia





Disfagia material

No dia 20 de março comemoramos o “Dia Nacional de Atenção à Disfagia”, com o intuito de alertar a população sobre o seu risco e também sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

O Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia voltou a editar material informativo impresso sobre Disfagia, para esclarecer a população sobre dificuldades de deglutição e alertar que o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico, orientar e reabilitar esses distúrbios. Para retirar o folder informativo na sede do CREFONO1, envie mensagem solicitando o material para o e-mail divulgacao@crefono1.gov.br. Informe no conteúdo da mensagem seu nome completo, registro profissional e o tipo de ação que será desenvolvida (se palestra, seminário, corpo a corpo, etc.). Informe, também, o local e horário onde a atividade acontecerá e a estimativa de público.

Também o Departamento de Fonoaudiologia da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), em parceria com a Fresenius Kabi Brasil e Nestlé Health Science, realizam em 20 de março a ação social “Alimente-se bem, alimente-se com segurança: diga não à disfagia”. A informação é da presidente do Departamento de Fonoaudiologia da AMIB, Maria Carolina de L. F. Moraes.

A ação será realizada de forma multicêntrica no Brasil com atenção ao paciente crítico adulto, envolvendo a equipe de Fonoaudiologia das Unidades de Terapia Intensiva. A campanha mobiliza fonoaudiólogos e equipes multiprofissionais da terapia intensiva no que diz respeito à triagem, diagnóstico e tratamento da disfagia.

O objetivo principal é realizar uma avaliação fonoaudiológica, garantindo um melhor diagnóstico dos casos e uma posterior orientação referente à melhor consistência da dieta a ser ingerida por via oral.

Conheça o folder informativo que a AMIB vem distribuindo nas campanhas de conscientização nas UTIs do país.

Conheça a Resolução CFFa Nº 383/2010, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em Disfagia.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa. 

Atualizado em 26 de março de 2018.

Comentários estão fechados.