20 de março – Dia de Atenção a Disfagia





Fonte: Assessoria de Comunicação CFFa e CREFONO1

Disfagia

No dia 20 de março, data instituída pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para chamar a atenção da população sobre as implicações da Disfagia, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia chamam a atenção da sociedade para a atuação do fonoaudiólogo nessa especialidade.

Esta é uma oportunidade de orientar a população sobre os riscos à saúde nos vários ciclos da vida. Pelo segundo ano consecutivo as duas entidades somam forças para divulgar a data e promover esse campo de atuação fonoaudiológica.

As ações de orientação e divulgação podem ser realizadas no decorrer do ano, e aqueles que se propuserem a se inscrever no concurso do Departamento de Disfagia da SBFa, podem concorrer ao prêmio de melhor campanha conferido anualmente durante o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Em 2015 o evento acontece de 14 a 16 de outubro, em Salvador (BA). Para mais informações sobre o Congresso acesse aqui.

Acesse também o edital de premiação da melhor campanha do Dia Nacional de Atenção à Disfagia: EDITAL

O material de divulgação utilizado na campanha estão listados abaixo:

Folder 01

Folder 02

Debate na SBNPE-RJ

A presidente do CREFONO1, Lucia Provenzano (CRFa 1 – 1700), participou dia 20 de março de debate promovido pelo Comitê de Fonoaudiologia da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral do Rio de Janeiro (SBNPE-RJ), em comemoração pelo Dia Nacional de Atenção à Disfagia. O evento, coordenado pela presidente do Comitê de Fonoaudiologia da SBNPE-RJ, Fátima Lago (CRFa 1 – 9613), ocupou o auditório B do Hospital Federal da Lagoa, onde coordenadores de equipes de Fonoaudiologia Hospitalar e o Conselho Regional discutiram aspectos da prática do atendimento a pacientes disfágicos na rede pública, privada, militar e em home care. As conclusões servirão para nortear o trabalho das duas entidades em prol da Fonoaudiologia e do bem estar da população no estado.

 

Saiba mais:

  • O dia 20 de março começou a ser marcado como Dia de Atenção a Disfagia em razão da publicação da Resolução CFFa nº383 de 20 de março de 2010, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Para acessar a resolução na íntegra clique aqui;
  • As alterações da deglutição são diagnosticadas e tratadas conjuntamente por médicos, enfermeiros, nutricionistas e, fundamentalmente, fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função;
  • Atenção: A Disfagia não é uma doença por si só, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindível a orientação e tratamento adequados, pois além de provocar problemas emocionais e isolamento social, traz consequências tais como: desidratação, desnutrição e pneumonia, podendo chegar ao óbito;
  • A atenção e o auxílio a pessoas com dificuldades em engolir são importantes para diminuir as complicações provocadas pela Disfagia. Ao sinal de qualquer alteração, procure um FONOAUDIÓLOGO!
Comentários estão fechados.